CURSOS

Os objetivos deste curso são:
Os objetivos deste curso são: 1) expor ao participante, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), que entrará em vigor em janeiro de 2016. Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, e não afeta nenhum aspecto da língua falada; 2) discutir a teoria gramatical referente à ortografia, com base na análise de textos com suportes diferentes de leitura como jornais, revistas, músicas, cartazes etc., e, por último, 3) Incentivar os participantes a dominar as ideias contidas em cada um dos tópicos abordados e a confrontá-las com experiências paralelas no ambiente de trabalho.

Os objetivos deste curso são:
1) Propiciar conhecimentos e condições que contribuam para que o participante compreenda que o processo de interpretação de um texto está vinculado à reflexão, leitura, releitura de um texto; 2) Discutir o processo de concepção e elaboração das ideias que antecedem o ato de interpretar um texto; 3) Criar condições que permitam que o participante entre em contato com uma diversidade textual, visando a desenvolver competências linguísticas que lhe permitam entender textos verbais, não verbais e verbo-visuais.

CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS: Relações entre pensamento/linguagem e leitura/escrita. Tipos de texto. Gêneros textuais. Frase, período e oração. Intertextualidade e Paráfrase. Denotação e conotação. Estratégias linguísticas utilizadas na produção textual: ambiguidade, implícitos, metáforas, trocadilhos, figuras de estilo, mitos, estereótipos, entre outros.

Os objetivos deste curso são:
proporcionar ao profissional de Administração (e outras áreas) a possibilidade de discutir, analisar, criticar a estrutura, a formação e a sintaxe do texto, das frases e das palavras; repensar a linguagem a partir da leitura e análise de textos de jornais e revistas, autoavaliando-se para definir com clareza a sua postura profissional no trabalho cotidiano; propiciar conhecimentos e condições que contribuam para que esse profissional: a) analise criticamente as relações linguísticas e gramaticais presentes nos textos analisados e suas consequências na melhoria de textos futuros; b) compreenda que o processo da escrita está vinculado à reflexão, leitura, releitura, escrita e reescrita de um texto; c) compreenda que a sua formação não se encerra com as atividades desenvolvidas nos cursos de graduação, mas é um processo contínuo em sua prática profissional. Sendo assim, o conteúdo do curso consiste nos seguintes itens: 1- Produção de textos: - Frase, período e oração; - Construção de parágrafos; - Coesão e coerência textual. 2 - A gramática: dos textos do cotidiano ao texto técnico: Colocação pronominal; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Emprego dos pronomes de tratamento; - Pontuação; - Ortografia; - Acentuação. - Emprego correto de algumas palavras e expressões: mas/mais, mal/mau, aonde/onde, afim de/ a fim de, uso do porquê, a par/ao par, ao encontro/de encontro, etc. Outras dúvidas que aparecerem no decorrer do curso, conforme as necessidades dos participantes.

OBSERVAÇÃO- Este curso poderá ser adaptado a várias áreas como Direito, Ciências Contábeis, Saúde, entre outras. O que mudarão são os textos, isto é, serão escolhidos textos dentro do campo de atuação ou do curso dos participantes. Por exemplo: artigos do caderno “mercado”, do jornal Folha de S. Paulo (profissionais ou alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis); artigos do caderno “ilustrada” do mesmo jornal (profissionais ou alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda), entre outros.

Títulos dos cursos: - Linguagem Forense: do texto à gramática, uma prática interativa; - Linguagem da Economia: do texto à gramática, uma prática interativa; - Linguagem da Saúde: do texto à gramática, uma prática interativa.

PÚBLICO-ALVO- Profissionais da área de Administração, secretárias e profissionais interessados em Comunicação Empresarial.

O que propomos neste curso é mostrar com amplitude os ensinamentos para uma boa escrita, desde os fundamentos primordiais até a aplicabilidade de regras gramaticais (acentuação, ortografia, classes das palavras, pronomes, crase, vírgula, etc.), formas de redação (narração, descrição, discurso, dissertação). Entre outros tópicos, saber como introduzir, desenvolver e concluir um texto; saber como estruturá-lo de maneira correta e a encaixar suas ideias com perfeição, distribuindo seus argumentos sem fugir do objeto principal. Aprender, também, a analisar textos e suas implicações do ponto de vista do autor e do interlocutor, desenvolvendo seu senso crítico, ferramenta indispensável ao exercício da cidadania, porém relegada ao esquecimento em nosso sistema de educação oficial. Enfim, aprender a escrever de forma profissional, analisando adequadamente produções textuais diversas, sem descuidar da aplicabilidade das normas gramaticais.

Os objetivos deste curso são:
discutir a prática pedagógica das atividades escolares, considerando as condições de reflexão, planejamento e execução, ao utilizar conscientemente as diversas operações mentais, com a finalidade de criar espaço para novas reflexões e estimular os professores a ensinar a pensar e a desenvolver suas habilidades cognitivas, a fim de que possam preparar atividades didáticas significativas, dinâmicas, prazerosas, dentro de cada conteúdo programático. Nele, pretende-se desenvolver os seguintes conteúdos: 1. A atividade de pensar/refletir/fazer; 2. Relação entre pensamento/linguagem/comportamento; 3. O processo da reflexão e da investigação no fazer pedagógico: a escrita antes de ir para o papel; as operações mentais: observação, comparação, imaginação, interpretação, busca de suposições, decisão, levantamento de hipóteses, classificação, pesquisa e organização de dados etc. Será vista também a aplicação dessas operações nas diversas áreas do conhecimento, isto é, serão criadas oportunidades para o aluno pensar, por meio de oportunidades para que ele passe da reflexão à prática.

OBSERVAÇÃO - Este curso será adaptado a professores de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O que mudarão são os textos, isto é, serão escolhidos textos dentro da área de atuação dos participantes.

Os objetivos deste curso são:
1- garantir o contato do participante com a pluralidade de significados por meio dos mais diversos signos linguísticos, matemáticos, imagéticos, promovendo o processo de interação entre o indivíduo e o mundo que o cerca; 2- refletir sobre a relação pensamento-linguagem com base em textos verbais e não-verbais de jornais, revistas, televisão, internet, entre outros, a fim de estimular o preparo de tarefas para o aluno fazer em casa, de modo original e coerente, que exige muito mais que "ideias certinhas", e requer dele (aluno), principalmente, ousadia e confiança no seu próprio potencial criativo.

Num contexto de educação escolar, o jogo proposto como forma de ensinar conteúdos aos alunos aproxima-se muito do trabalho, pois é transformado em instrumento pedagógico, em meio de ensino. Por isso, o objetivo deste curso é abordar questões teóricas que embasam uma proposta de alfabetização voltada à construção do conhecimento, visando o encaminhamento pedagógico do processo ensino-aprendizagem da língua escrita, de modo a capacitar professores de educação infantil e professores-alfabetizadores, para melhor desempenhar suas funções, por meio do aspecto lúdico visto em atividades físicas.

A redação de textos acadêmicos é uma atividade que demanda articulação de muitas habilidades, como saber organizar as ideias, adequar o texto aos objetivos e aos interlocutores. O objetivo deste curso é oferecer aos participantes padrões de linguagem e de conhecimento científico, capacitando-o para elaboração e execução de um projeto de pesquisa, por meio do desenvolvimento dos seguintes temas: a pesquisa em Ciências Sociais; orientação e planejamento de projetos de pesquisa; como estruturar e apresentar trabalhos científicos. Durante as aulas, os alunos terão ocasião de se adaptar a uma nova esfera de produção e de conhecer os diferentes gêneros que nela circulam. O curso tem metodologia e conteúdo voltados especificamente para os interesses de cada participante.

A COMUNICAÇÃO FAZ ACONTECER!