PALESTRAS

TÓPICOS ABORDADOS
- Comunicação empresarial: conceito, objetivos e forma.
- Comunicação interna e externa.
- Como usar a comunicação interna para divulgar a sua empresa.
- Comunicação externa: a questão do relacionamento empresa e mídia.
- Ferramentas de comunicação institucional: assessoria de imprensa, coletivas com a imprensa, publicações institucionais (murais, intranet, revistas etc.)

DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos

PÚBLICO-ALVO
Toda pessoa que queira uma comunicação mais efetiva e plural em seu ambiente de trabalho, que abra espaço para o debate e que busque conciliar os interesses da empresa, do gestor e do colaborador.

OBSERVAÇÃO
Caso você não tenha encontrado o tema de seu interesse, desenvolvemos um tema específico de PALESTRA para as necessidades da sua Empresa.

A pontuação expressa e esclarece a palavra escrita. Sem ela, uma página ia conter uma linha contínua de palavras para o leitor decifrar. Ela é para a escrita o que o ritmo, pausas, entoação, ênfase, gesticulação da mão, expressões faciais e outra linguagem corporal são para a fala.

TÓPICOS ABORDADOS

- Comunicação empresarial: conceito, objetivos e forma.
- Comunicação interna e externa.

Funções que serão apresentadas:
- sinalizar o fim de uma frase completa;
- identificar as palavras exatas dos outros;
- substituir letras e palavras ausentes;
- separar palavras e frases em uma lista;
- identificar palavras abreviadas e esclarecer números etc.

DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos

PÚBLICO-ALVO
Toda pessoa que queira uma comunicação escrita mais clara e coerente em suas mensagens escritas.

OBSERVAÇÃO
Caso você não tenha encontrado o tema de seu interesse, desenvolvemos um tema específico de PALESTRA para as necessidades da sua Empresa.

Ler não é apenas decodificar palavras, mas, sobretudo, compreender, interpretar, inferir, supor, perceber o dito e, principalmente, o não dito, incorporar conhecimentos e ideias, por meio dos próprios conhecimentos e experiências pessoais, colocando em contato o texto, o autor, o leitor, em uma troca e diálogo enriquecedor. Mesmo em um mundo globalizado, com as mais sofisticadas tecnologias, o texto continua com seu valor, permeando toda a comunicação acadêmica, empresarial e social.

TÓPICOS ABORDADOS

- Preparação para a leitura de um texto: por que e para que lemos um texto? Que informações esperamos encontrar nesse texto?
- O que já sabemos sobre o assunto lido?
- Localização do tema e da ideia principal
- Ideias secundárias do texto: o parágrafo como unidade e as pistas linguísticas
- Resumo do texto: esquemas ou tabelas

DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos

PÚBLICO-ALVO
Toda e qualquer pessoa que tenha vontade de compreender o que está “por trás das letras”, isto é, o que um texto apresenta em suas entrelinhas.

OBSERVAÇÃO
Caso você não tenha encontrado o tema de seu interesse, desenvolvemos um tema específico de PALESTRA para as necessidades da sua Empresa.

Os objetivos desta palestra são:
discutir a prática pedagógica das atividades escolares, considerando as condições de reflexão, planejamento e execução, ao utilizar conscientemente as diversas operações mentais, com a finalidade de criar espaço para novas reflexões e estimular os professores a ensinar a pensar e a desenvolver suas habilidades cognitivas, a fim de que possam preparar atividades didáticas significativas, dinâmicas, prazerosas, dentro de cada conteúdo programático.

TÓPICOS ABORDADOS
- Relação entre pensamento/ linguagem/comportamento
- O processo da reflexão e da investigação no fazer pedagógico
- Operações de pensamento/habilidades mentais: observação, comparação, imaginação, interpretação, busca de suposições, decisão, levantamento de hipóteses, classificação, pesquisa e organização de dados etc.
- Relação escrita e prazer

DURAÇÃO:
1 hora e 30 minutos

PÚBLICO-ALVO Toda e qualquer pessoa que tenha vontade de escrever ou ensinar a ter ideias na hora da escrita.

OBSERVAÇÃO
Caso você não tenha encontrado o tema de seu interesse, desenvolvemos um tema específico de PALESTRA para as necessidades da sua Empresa.

A pesquisa científica é uma atividade que demanda articulação de muitas habilidades, como saber organizar as idéias, adequar o texto aos objetivos e aos interlocutores. O objetivo desta palestra é oferecer aos participantes a importância de um projeto de pesquisa bem como sugestões de caminhos para montagem de pré-projetos de monografias, com base em pesquisas quantitativas e qualitativas.

TÓPICOS ABORDADOS
- Conhecimento cotidiano e conhecimento científico
- Pesquisa científica: etapas
- Planejamento do projeto de pesquisa

DURAÇÃO: 1 hora e 30 minutos

PÚBLICO-ALVO
Toda e qualquer pessoa que tenha vontade e necessite montar um projeto de pesquisa.

OBSERVAÇÃO
Caso você não tenha encontrado o tema de seu interesse, desenvolvemos um tema específico de PALESTRA para as necessidades da sua Empresa.

A COMUNICAÇÃO FAZ ACONTECER!